Ferramentas de Segurança Antifaiscantes

As ferramentas de segurança em Cobre-Berílio Tramontina PRO foram projetadas para trabalhar em áreas com risco de explosão e fogo gerados por faísca. Em muitos processos industriais onde são manuseados materiais inflamáveis, qualquer exposição, vazamento ou derramamento pode criar uma atmosfera potencialmente explosiva.

Atmosfera explosiva

Uma atmosfera explosiva é quando existe em contato com o oxigênio uma proporção de gás, vapor poeira ou fibras, onde uma faísca proveniente de um circuito elétrico, aquecimento de um equipamento ou atrito entre ferramentas manuais e peças podem ser fonte de ignição e provocar uma explosão.

As ferramentas e equipamento utilizados nestes locais devem eliminar ou isolar a fonte de ignição, evitando a ocorrência simultânea dos três componentes que formam o triângulo do fogo: combustível, oxigênio e fonte de ignição.


• Fonte de ignição: que podem ser faíscas (provocadas por equipamentos elétricos e/ou ferramentas convencionas), ou efeito térmico (temperaturas muito elevadas);

• Comburente: que neste caso é o oxigênio (como o ar é composto por oxigênio, então este elemento está presente em toda parte);

• Substância inflamável ou combustível: gás, vapor, poeira combustível e fibra combustível. Atmosferas propícias a uma explosão podem ser encontradas nos mais diversos segmentos da indústria como o Petroquímico, Alimentício, Usinas de Açucar e Etanol, Farmacêutico, Têxtil, Papel e Celulose entre tantos outros.

Como identificar uma atmosfera explosiva?

Para classificar as áreas de risco de uma planta industrial, é necessário determinar o tipo de substância inflamável presente no ambiente, as suas características e probabilidade com que essa substância será liberada para o meio externo e as condições ambientais.

Saiba quais são os grupos de gases, vapores inflamáveis, poeiras e fibras que podem estar presentes em sua planta industrial para fazer a classificação das áreas de risco.

Classificação das áreas de risco

Áreas com risco de formação de atmosferas potencialmente explosivas são classificadas em zonas com base na frequência, na duração e na natureza do risco

• Para atmosferas potencialmente explosivas formadas por gases ou vapores, são definidas as zonas 0, 1 e 2.

• Para atmosferas potencialmente explosivas formadas por poeiras são definidas as zonas 20, 21 e 22.


Ferramentas especiais: A Tramontina PRO pode oferecer tamanho e itens especiais, além dos itens de catalogo. Para mais informações entre em contato com nosso time de vendas através do nosso site: www.continentaltop.com.br

Gerenciamento de áreas de risco

Já sabemos que para garantir a segurança de sua planta industrial é de extrema importância classificar as áreas de risco e adquirir os equipamentos adequados que evitem a geração de faíscas, tais como as ferramentas antifaiscantes em Cobre-Berílio da Tramontina PRO.

Não espere por danos irreversíveis se você pode evitá-los. Garanta a segurança de sua planta industrial.

#TramontinaPRO


9 visualizações